Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Acontecimentos no ano de 1220-2ºparte

  • A Invasão de Portugal por Martim Sanches
Martim Sanches era meio-irmão do rei D.Afonso por ser filho de Maria Aires de Fornelos, que fora amante de D.Sancho I e de quem tivera 3 filhos, e que abandonara o País com sua irmã Urraca Sanchez, colocando-se ao serviço de Afonso IX de Leão,tendo sido por este nomeado governador militar de Límia, Sarriá e de Toronho, territórios onde o arcebispo de Braga possuía bens imóveis.

Para atacar os bens do arcebispo por razões atrás mencionadas, os portugueses terão atravessado a fronteira o que levou a que por ordem de Afonso IX tenha ordenado a Martim Sanches que retaliasse invadindo as terras de Entre-Douro e Minho, chegando a Ponte de Lima.

Para além de vasto saque efectuada pelas tropas leonesas e que motivaram o recuo das tropas portuguesas para Braga e Guimarães, sendo Gil Vasques de Soverosa aprisionado por Martim Sanchez de quem era padrasto, pelo que foi imediatamente libertado e mandado em paz.

O arcebispo de Braga muito embora tenha visto as suas posições reforçadas, acabou por retirar.se para Leão e posteriormente para Roma apelando a Honório III a defesa da sua causa.

  • A Morte de D.Urraca mulher de D.Afonso II
No dia 3 de Novembro morre em Coimbra com cerca de 33 anos, D.Urraca Afonso mulher de D.Afonso II, sendo sepultada no Mosteiro de Alcobaça, num túmulo expressamente construído para ela.

Quase 4 séculos depois D.Sebastião determina que o túmulo de D.Urraca seja aberto e segundo testemunhas a raínha continuava bonita , os cabelos compridos e louros.

Sem comentários:

Enviar um comentário