Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Acontecimento no ano de 1219

  • A peregrinação a Compostela
D. Afonso II era um homem debilitado fisicamente com uma doença variante da lepra. e sentindo que o seu estado de saúde se agravava continuamente dirige-se para o norte de Portugal com a ideia de se deslocar em peregrinação a Compostela, numa tentativa de conseguir a cura dos seus males.

A viagem teve inicio em Agosto deste ano e teve a particularidade de ser acompanhado por muita gente da nobreza mas o maior significado foi ter sido seguido pela família Mendes de Sousa, cuja maioria tinha tomado partido de suas irmão no conflito que marcara os primeiros tempos do seu reinado.

Esta viagem foi a única que fez ao estrangeiro.

  • Tratado de Baronal
Apesar da questão das partilhas com suas irmãs estivesse aparentemente resolvida devido a soluções e à intermediação propostas por Alexandre III o facto é que Afonso IX de Leão achava que os direitos d sua ex-mulher Teresa, continuavam a não estar devidamente acautelados, pelo que decide invadir Chaves como penhor desses direitos.

Foram assinadas entretanto tréguas entre os dois Reis o que aliás permitiu a viagem de D.Afonso a Compostela. Nessa tratado ficaram traçados os preliminares duma aliança entre os dois reinos contra Castela.

Chaves não foi devolvida mesmo com a assinatura deste tratado, só seria bem mais tarde em 1231 no reinado seguinte

Sem comentários:

Enviar um comentário