Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Acontecimentos no ano de 1214


  • Pedro Alvites mestre Templário dá foral a Castelo Branco

A região de Castelo Branco foi tomada aos muçulmanos, por volta de 1165, pelas forças militares cristãs de D. Afonso Henriques.

O monarca concedeu a região à Ordem dos Templários, para que a povoasse e defendesse. A actual área de Castelo Branco integrava a propriedade régia, conhecida como Herdade da Cardosa, destacada do termo do Concelho da Covilhã no foral de 1186, no início do reinado de D. Sancho I.

Ainda no reinado deste rei, a doação aos templários foi revista em 1198, ficando a metade do território nos domínios de Fernando Sanches, (pensa-se que este nobre seja D. Fernando, o terceiro filho de D. Sancho I).

Este Senhor aí teria constituído a Vila Franca da Cardosa, em 1211.

Em 1214, o nobre D. Fernando Sanches cedeu a vila e seus domínios à Ordem do Templo, ao seu Mestre em Portugal, Pedro Alvites, na condição de: que metade dos rendimentos lhe fosse reservado, de promoverem o seu povoamento, e de nela erigirem um castelo para a defesa das suas gentes.

A doação foi confirmada na bula do Papa Inocêncio III, em 1245, sendo referido, pela primeira vez, a toponímia Castelo Branco.

Fonte: A rota do peregrino

  • Casamento de D.Mafalda irmã de D.Afonso II com Henrique de Castela
D.Mafalda era filha do rei Sancho I de Portugal e de Dulce de Barcelona, tendo recebido em herança o nome da avó, a rainha Mafalda de Sabóia.

Mafalda casou-se com Henrique I de Castela filho de Afonso VIII de Castela e da sua esposa Leonor Plantageneta (filha de Henrique II da Inglaterra e de Leonor da Aquitânia porém como ambos eram muito jovens, o casamento não foi consumado

Quando o seu pai faleceu, em 1214, Henrique contava apenas dez anos de idade. A regência do reino foi inicialmente confiada à sua mãe Leonor Plantageneta, mas com a sua morte após 24 dias, foi assumida pela sua irmã mais velha, Berengária de Castela, outrora casada com Afonso IX de Leão.

Henrique faleceria em Palência, em 1217, com apenas treze anos de idade. Quando brincava com outros jovens nobres, uma telha de uma das torres do palácio episcopal da cidade caiu acidentalmente na sua cabeça.

D.Mafalda mais tarde, tornou-se monja cisterciense, e fundou a abadia de Arouca. Faleceu no mosteiro de Rio Tinto, nas proximidades do Porto. Quando o seu corpo foi mais tarde exumado para ser trasladado para a abadia de Arouca, foi descoberto incorrupto, o que gerou uma onda de fervor religioso em torno do corpo da infanta.

A 27 de Junho de 1793 foi beatificada pelo Papa Pio VI, acompanhando assim aos altares as suas irmãs Teresa e Sancha, já declaradas beatas no início desse século. É festejada no dia 2 de Maio pela Igreja Católica.

Sem comentários:

Enviar um comentário