Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Acontecimentos no ano de 1212

  • Confirmação do reino de Portugal
Com data de 16 de Abril de 1212 através duma bula de Inocêncio III recebe D.Afonso a confirmação do reino de Portugal pela outorga da bula Manifestis Probatum que fora dirigida pela primeira vez a seu avô D.Afonso Henriques.

Essa bula relembra os feitos de seu avô, mencionando-as expressamente ao mesmo tempo que não foca D.Sancho I também ele, contudo igualmente recebedor de bula confirmatória em 1190,

Essa omissão deve-se ao facto do contexto de conflito existente entre o rei e suas irmãs, em que os procuradores do rei, argumentavam alguma insanidade para invalidar as decisões testamentárias de D.Sancho.

Através dessa bula é confirmada a D,Afonso a posse de todas as terras que venham a ser conquistadas aos sarracenos, ficando proibidos aos príncipes vizinhos cristãos qualquer reivindicação a esse respeito, em troca comprometia-se D.Afonso a renovar o pagamento do censo anual ao papa, a que seu avô se tinha comprometido, mas que D.Sancho se tinha "esquecido" de pagar.

Igualmente fora reconhecido neste texto confirmatório, a condenação de todo aquele que atentasse contra a pessoa do rei ou dos seus sucessores ou contra o Reino, na conjuntura do tempo bem importante pelo facto da invasão do reino pelas forças afectas a Afonso IX
  • D. Sancha concede foral a Alenquer

D.Sancha deveria receber, segundo as disposições testamentárias do pai, o castelo de Alenquer, com o resto do termo da vila, e todos os rendimentos aí produzidos, podendo usar o título de rainha enquanto senhora desse mesmo castelo.

Isto gerou uma luta com seu irmão Afonso II de Portugal, que desejando centralizar o poder, obstou à prossecução do testamento do pai, impedindo a infanta-rainha de receber os títulos e os réditos a que tinha direito - de facto Afonso II temia que esta pudesse passar a eventuais herdeiros o vasto património que o testamento lhe legava, criando assim um problema à soberania do rei de Portugal e dividindo quase o país ao meio.

  • Concessão do foral a Montemor-o-Velho

Existe uma curiosa lenda popular sobre a origem de Montemor. Conta ela que profunda rivalidade opunha os habitantes de Montemor e Maiorca, pois cada qual considerava a sua terra como colocada no ponto mais alto que a outra. Para irritar os maiorquinos gritavam os de Montemor: "Monte…Mor! Monte…Mor!" ao que os de Maiorca retorquíam "Maior…Cá! Maior…Cá!".

O facto é que em 1212 se denominava Mons Maiores ou Montis Maioris, a que se acrescentou -o-Velho quando D. Sancho I reedificou a vila alentejana de Montemor(-o-Novo).

Já no período da Nacionalidade, D. Sancho I deixou Montemor-o-Velho em testamento à filha, D. Teresa que, com a sua irmã D. Sancha, deram foral à povoação em Maio de 1212.

Fonte :Câmara Municipal de Montemor-o-Velho

Sem comentários:

Enviar um comentário