Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Acontecimentos no ano de 1211


  • Subida ao trono e a cúria de Coimbra

D,Sancho I morrera em Coimbra provavelmente a 26 de Março , muito embora as últimas notícias da presença do rei doente mas vivo, reportem a Santarém , onde o rei permanecia desde Dezembro de 1210, Contudo a avaliar por crónica de Rui de Pina sustenta-se a tese da morte em Coimbra.

A primeira referência à autoridade régia de D.Afonso e simultâneamente estabelece um baliza na datação da morte de seu pai, diz respeito a uma doação de D.Afonso a 30 de Junho ao mestre da ordem de Évora pelo qual o rei lhes outorgava a posse de Avis.

Nos primeiros meses após a morte de seu pai, D.Afonso supõem-se reúne-se com a principal nobreza, muito embora não haja referencia dos cronistas a tal acontecimento.

A falta de noticias sobre as reuniões da cúria, nessa altura , denotam por certo, as dificuldades que D.Afonso terá sofrido nessa ocasião, especialmente no que aos problemas com os seus irmãos por força do testamento de seu pai.

Os documentos saídos nesses primeiros tempos de reinado, contemplaram em 2 situações executores testamentários de D.Sancho, refiro o prior de Santa Cruz e o abade de Alcobaça, com privilégios diversos e a influente ordem de Évora, são sintomáticos da preocupação em recompensar apoios.

  • Nascimento de D.Leonor 3º filho
A única filha de Afonso e Urraca de Castela ficou órfã de mãe aos 9 anos e á semelhança de sua tia Berengária, que casou com o rei da Dinamarca Valdemar II, também ela casou em 1229 com Valdemar III, precisamente o enteado de sua tia.

No entanto desta vez, o casamento não foi tão bem sucedido como o anterior pois em 1231 faleceram Valdemar III em acidente de caça e Leonor de parto, bem como o filho. A exumação das ossadas feita bem mais tarde viria a revelar uma doença degenerativa nos ossos, em estado bastante avançado, tal como seu pai e seu avô


Sem comentários:

Enviar um comentário